sexta-feira, 2 de abril de 2010

Núcleo estimula convivência na diversidade

Aceitar a diversidade cultural e não a desigualdade social' é princípio que norteia estudos e ações
O Núcleo Pela Tolerância, fundado em 16 de novembro de 1999, está vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp/Bauru. Foi criado com a intenção de estimular e orientar estudos sobre a diversidade cultural, os direitos humanos e a cultura de paz, sob a coordenação do professor Clodoaldo Meneguello Cardoso.
Na sua fase de implementação, o Núcleo contou com a colaboração dos professores Rosângela Lima Vieira (assessora, doutoranda pela UNESP/Assis), Marcelo Carbone Carneiro (subcoordenador do Grupo de Estudos UNESP/Rio Claro), Sérgio Busato (assessor técnico da home-page - Depto. de Desenho Industrial da UNESP/Bauru), Vera Vidal (consultora pela Fiocruz/RJ).
No ano 2000, o Núcleo desenvolveu atividades com o trabalho de três alunos bolsistas da FAAC: Breno de Lima Andrade,Érica Cristina de Souza e Luciana Soares da Silva. O objetivo é sempre buscar colaborações espe-cializadas de professores, mas sem burocratizar a estrutura do Núcleo.
O Núcleo Pela Tolerância tem atuado em três frentes principais: serviços online pelo seu website, Grupo de Estudos de Direitos Humanos e ações junto à comunidade. Em seu site, o Núcleo divulgou o Manifesto 2000 para uma Cultura de Paz, da UNESCO. Colocou-se à dispo-sição também a versão infantil desse manifesto, redigido pelo próprio Núcleo.
Foram coletadas assinaturas para o Manifesto e encaminhadas, posteriormente, para a UNESCO. Ainda com referência ao site, o Núcleo Pela Tolerância disponibilizou textos e orientações para se trabalhar o conteúdo “paz” como tema transversal no ensino fundamental. O Núcleo participou também do lançamento do Comitê Bauruense da Ci-dadania por uma Cultura de Paz, na OAB/ Bauru. O Comitê é uma organização civil, que tem por objetivo estimular, apoiar e promover ações pela cidadania e direitos humanos.
Em setembro, o Núcleo promoveu uma mesa-redonda com o tema Ética e Política, no Teatro Municipal de Bauru. Com o objetivo de esclarecer, na época das eleições municipais, os valores éticos ligados à prática e ao discurso político, a mesa-redonda contou com a participação do Prof. Dr. Clodoaldo Meneguello Cardoso, do Prof. Dr. Murilo César Soares, ambos de Bauru e da Profa. Dr. Isabel Maria Loureiro, da Unesp de Marília. Foram discutidos os Fundamentos da Ética, Ética no Discurso Político e Ética na Prática Política.
Já em janeiro de 2001, o Núcleo levou suas propostas de discussão ao Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre. Essa atuação foi parte do seminário “Universidade Pública e Participação Popular”, realizado no Fórum pela UNESP/Bauru, por meio de cinco grupos que desenvolvem atividades de extensão.
Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário